quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Investigadores afirmam ser possível detectar Alzheimer antes de surgirem os primeiros sintomas

     Investigadores do Instituto de Neurologia da Universidade de Londres anunciaram que encontraram uma forma de detectar o Alzheimer, anos antes de os primeiros sintomas surgirem através de uma punção lombar combinada com um exame que detecta a contracção do cérebro.
      A proposta destes cientistas analisa se o cérebro está a encolher e se os níveis da proteína amiloíde estão mais baixos do que o normal no líquido cefalorraquidiano, que envolve o cérebro e a espinal-medula, dado que, perante a doença de Alzheimer existe uma notória diminuição do volume do cérebro e uma incomum acumulação de amilóide no cérebro, o que significa menos proteína no líquido cefalorraquidiano da espinal-medula.
      A equipa do Instituto de Neurologia londrino, para confirmar a teoria, recrutou 105 voluntários saudáveis que foram submetidos aos exames mencionados no primeiro parágrafo. Os resultados, citados pela BBC, revelam que os cérebros dos indivíduos com baixos níveis de amilóide encolhem duas vezes mais rápido do que os restantes voluntários, sendo que, estes indivíduos possuíam ainda cinco vezes mais probabilidades de possuir o gene APOE4, responsável pelo Alzheimer e apresentavam grandes concentrações de tau, uma proteína identificada nos casos da doença. Contudo, ainda é cedo para saber se algum destes voluntários irá desenvolver a doença de Alzheimer.
in Sol online (adaptado)

Sem comentários: