Tipos de memória

Memória sensorial ou registo sensorial

Definição: Grava a imagem quase exacta dos estímulos sensorial por um período de tempo, quase instantâneo (1/4 de segundo). Esta divide-se em memória icónica (visual), ecóica (auditiva),táctil e olfactiva.  Os dados, aos quais prestamos atenção, irão ficar retidos na memória a curto prazo.

Capacidade: Teoricamente, quase tudo o que ouvimos e vemos em determinado instante.

Duração: Fracção de segundo

Codificação: Particularmente visual e auditiva

Condição de transferência da informação: Apenas a informação à qual prestamos atenção, é transferível para a memória a curto prazo.


Memória a curto prazo

Definição: Definida actualmente como a memória de trabalho, tem a capacidade de armazenamento de 30 segundos, conseguindo, somente, gravar sete itens distintos de informação, de cada vez, sendo a área de actualização e utilização dos conteúdos mnésicos necessários em dados momentos. É considerada o centro da consciência pois é com ela que trabalhamos, conversamos, realizamos uma tarefa, sendo que os dados seleccionados para determinados efeitos na memória a curto prazo encontram-se na memória a longo prazo.    
       Subdivisão:
* Gravação por repetição – processo que consiste em repetir várias vezes os mesmos conteúdos da memória a curto prazo, de modo a que fiquem aí, armazenados.
* Gravação elaborada – processo em que são estabelecidas relações sinonimais entre os dados recebidos e os já existentes na memória.

Capacidade: Sete itens

Duração: 15 a 30 segundos se não houver repetição mental de informação

Codificação: Acústica e visual

Condições de transferência de informação: Unicamente, a informação repetida e registada de uma forma bem elaborada pode ser transferida para a memória a longo prazo. É igualmente, um factor importante de retenção, o facto de a informação ser nova e em pouca quantidade de cada vez.


Memória a longo prazo

Definição: memória de carácter permanente para uma posterior utilização. Tem a capacidade de armazenamento de enormes quantidades de informação durante longos períodos de tempo. A informação é gravada, segundo uma codificação semântica.

Capacidade: Teoricamente ilimitada e indefinida.

Duração: Permanente

Codificação: Semântica e visual

Subdivisões da memória a longo prazo (segundo Winograd):

Procedimental: tipo de memória relacionada com as aptidões motoras que se forma pela prática e pela observação.
Ex: Escrever a computador.

Declarativa: relacionada com factos e conhecimentos gerais, nos quais estão armazenados nomes, datas, rostos, acontecimentos, ideias e conceitos.

Em 1936, Endel Tulving, subdividiu a memória declarativa em:
* Episódica – considerada a memória da nossa vida, na qual se armazena as informações de carácter auto-biográfico, com um significado pessoal, enquadradas numa localização espácio-temporal.
Ex. Datas de aniversário.
* Semântica – consiste num armazenamento de relações entre factos desprovidos de significado pessoal, tais como regras, conceitos e leis. Tais informações são guardadas sem ligarmos ao momento e ao lugar onde as aprendemos.
Ex. Saber as fórmulas químicas.